quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Gêneros que circulam na minha área de conhecimento e em minha aula - Eleandro

Na minha área do conhecimento circulam alguns gêneros, como texto expositivo, texto explicativo, texto de divulgação científica, seminário, palestra, relatório oral de experiência, sendo nas minhas aulas, costumo desenvolver textos de divulgação cientifica,seminários, exposição oral, textos explicativos, textos expositivo e palestras. Os alunos apresentam muita dificuldade nos textos de divulgação cientifica, conforme foi percebido na última avaliação externa - SARESP, principalmente na interpretação desses textos, pois os mesmos para ser interpretados necessita que o aluno tenha conhecimentos sobre vários conteúdos.

Questão do ENEM 2007: sobre Álcool, crescimento e pobreza - Eleandro e Joaquim

Para responder essa questão corretamente, o aluno tem que ter conhecimento das questões da atualidade relacionadas com o meio ambiente.
Capacidade de compreender o que está implícito ou pressuposto no texto
Capacidade de relações de intertextualidade: ler um texto é colocá-lo em relação com outros textos já conhecidos, outros textos que estão tramados a este texto, outros que poderão dele resultar como réplicas ou respostas.

Fórum: Ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas - Eleandro e Joaquim

A leitura e a escrita é maneira mais utilizada para transmitir conhecimentos, portanto todas as áreas do conhecimento devem exercelas, pois dentro da leitura e escrita você pode expressar de forma objetiva e subjetivas o conceito sobre algum fato.
Através da escrita pode-se utilizar da intertextualidade que facilita a compreensão, mesmo por pessoas que tenham um conhecimento baixo sobre o assunto.

Resposta sobre as perguntas texto e leitura - Eleandro e Joaquim

Para você, o que é texto?
R:Forma do indivíduo demonstrar seu conhecimento da leitura de uma imagem, texto ou um fato em questão.

Do que depende a compreensão de um texto?
R: Quando todos os elementos de sua compreensão estejam bem evidentes e que você possa conceituar.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Atividade 2 - Uma conversa telefônica entre dois amigos - eleandro e joaquim

Ainda muito assustado com o ocorrido, procurei um amigo para desabafar. Disquei seu número telefônico e ele respondeu meu chamado. Ao comprimentá-lo, já percebeu meu apavoramento, e perguntou oque havia ocorrido.
Um pouco mais calmo contei-lhe com detalhes:
Havia me levantado naqueles instantes, ainda sonolento, me preparava para as minhas atividades matinal, ouvi a campainha da porta de entrada, embora não esperasse por ninguém fui logo atender. Ao abrir a porta, me deparei com um homem caído próximo a porta, não havia mais ninguém por ali, me certifiquei disso.
Um olhar mais atento ao homem , parecia estar morto. Ao tocá-lo senti seu corpo frio e rígido, não tive dúvida estava morto. Liguei parta a pólícia e relatei o fato, em poucos minutos chegaram dois soldados, certificado da morte, tomaram providências, boletim de ocorrência, arolamento de testemunhas( no caso eu), polícia científica. Logo chegaram os reporteres, com muitas perguntas, uma loucura, você imagina.
Claro amigo, sinto muito pelo ocorrido, também estou impressionado e me coloco à disposição para o que precisar.

Esferas de Atividades Humanas e os Gêneros do discurso - eleandro e joaquim

Esfera de atividade representada.
Expor (Sala de aula)
Atores envolvidos.
Professores e alunos.
Interesse/perspectivas em jogo.
Aprendizado - alunos e professores.
Promover a interpretação - professores.
Interagir e conceituar - alunos.
Exemplos de atividades realizadas na esfera.
Aulas expositivas,seminários, intepretações de textos.
Gêneros em circulação.
Exemplificação, explicações, interpretação e resoluções de problemas.

Esferas de Atividades Humanas e os Gêneros do discurso - eleandro e joaquim

Esfera de atividade representada - Cientifica (laboratório de química)
Atores envolvidos - químicos e técnicos em química.
Interesses/perspectivas em jogo.
Preparar amostras e materiais e reagentes - técnico em química.
Análise, reações e resultados - químico
Exemplos de atividases realizadas na esfera.
Análise de produtos, desenvolvimento de produtos,certificação de produtos.
Gênero em circulação.
Procedimentos metodológicos, observações de fatos novos, medições, pesagens.
.

Esferas de Atividades Humanas e os Gêneros do discurso - eleandro e joaquim

Esfera de atividade representada - Jornalística (Diário de Notícias)
Atores envolvidos - Jornalistas editores, reporteres, fotografos, redatores.
Interesses/perspectivas em jogo -
expressar a veracidade dos fatos - reporter
fotos, filmes - fotógrafo, camera men.
evitar distorções do fato - revisores e diretores
título, manchete - chefe de edição.
Atividades realizadas na esfera. - transmissões de notícias e fatos, informação em tempo real.
Gêneros em circulação - Narrativas, reportagens,entrevistas.

atividades 1-Esferas de atividades humanas e os gêneros do discursos - eleandro e joaquim

Esfera de atividade representada
Política - Congresso Nacional
Atores envolvidos
Senadores, Deputados, Ministros, Platéia.
Interesses/perspectivas em jogo
votação de decretos, leis e emendas- deputados e senadores
defender interesses-ministros, platéia
Exemplos de atividades realizadas na esfera.
apresentar propostas de leis, emendas , colocar os assuntos em discusão.
Gênero em circulação.
Explanação de propostas, negociação para aprovação, apresentar contra proposta, fazer prevalecer vontade do povo.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Sinópse do livro de Isabel Allende - Ines da minha alma -Joaquim

'Inés da minha alma', de Isabel Allende, é um romance épico no qual o alento do amor concede uma trégua à rudeza, à violência e à crueldade de um momento histórico inesquecível. Inés Suárez (1507-1580) é uma jovem e humilde costureira que embarca da Europa ao Novo Mundo em busca de seu marido, que desapareceu junto de seus sonhos de glória do outro lado do Atlântico, e acaba se tornando um dos pri ...

Olivro que marcou minha vida. Joaquim

Livro: O Profeta - Gibran Callil Gibran. Época da primeira leitura (li mais de uma vêz), 1974, época de Faculdade, morando em república de estudantes. De certa forma fiquei impressionado, mais tarde, voltei a ler e reralmente gostei, li outros livros do autor, mas não me tocou como aquele.
Em resumo: tratava-se de uma pessoa (homem), que havia salvo de um naufrágio. Foi levado até uma Ilha, recuperou-se e começou ajudar as pessoas, era uma pessoa culta, e na Ilha as pessoas eram pobres e muito carentes. Tentou por varias vezes ir embora, mas por ali não passava nenhuma embarcação. O tempo passou e mais as pessoas o admiravam. Ninguém tomava atitudes mais sérias,sem consulta-lo, sentia-se responsável por tudo que ali acontecia.Um dia correram lhe avisar, um navio passaria por ali e era a oportunidade de voltar para sua casa. Antes de sua partida as pessoas da ilha,o cercava, não o impedindo de ir embora, pois esse era seu grande desejo, mas para que ele os orientace sobre os problemas que encontrariam no futuro, já eram dependentes de seus conselhos. Falou sobre tudo que lhe foi perguntado. A caminho do embarque, olhou para traz, viu a multidão que lhe seguia, olhou para o navio que o esperava. Tinha que tomar uma decisão, e tomou, mandou o navio embora.

Checagem das hipóteses do título do livro. Se um viajante numa noite de inverno.eleandro e joaquim

A nossa predição não foi correta, viajamos na......, é um livro sobre leitura.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Predição do titulo do livro de Calvino

Ímagino que no texto do livro Se um viajante numa noite de inverno ,o autor descreve como se o personagem vivenciasse uma noite muito fria e chuvosa, e estava trajando roupa de lã escura e uma capa de material plástico (naylon), protegia-se com um guarda chuva. Estava a procura de alguém, um contato talvez, em que poderia realizar algum negócio. O mau tempo o pegou de surpresa, tinha pressa, as pessoa por quem pedia informação, era um desconhecido. Pensou estar em lugar errado, conferiu o endereço, resolveu encontrar abrigo, pois já era noite e estava cansado.
PARÓDIA - DEFINIÇÃO


A paródia é uma nova interpretação, uma recriação de uma obra já existente, em geral consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando uma mensagem diferente, quase sempre por meio do humor. A paródia pode ser visual, musical, literária etc. Para compreendê-la bem, é importante que quem a vê, escuta ou lê conheça o original; assim poderá relacionar as obras entre si e perceber as mudanças que foram feitas, os significados que elas contêm.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Paródia com base em uma parte do texto de Calvino-Eleandro e Joaquim

Você vai começar a ler o novo romance de Italo Calvino, Se um viajante numa noite de inverno. Relaxe. Concentre-se. Afaste todos os outros pensamentos. Deixe que o mundo a sua volta se dissolva no indefinido. É melhor fechar a porta; do outro lado há sempre um televisor ligado.

Paródia:
Você vai terminar de ler a velha Paródia de Italo Calvino, Se vários viajantes num dia de calor. Leve bastante água. Beba. Aproxime todos os pensamentos.Não deixe que os colegas a sua volta tomem sua água. É pior se abrir a tampa da garra e esquecer aberta; pois os raios ultra violetas penetram e esquenta sua água.

Escrita sobre o depoimento de leitura e escrita e publicação no blog - Joaquim

Tenho admiração por pessoas que tem o hábito de leitura de livros, todos os dias ou em finais de semana, reconheço também que estas pessoas, tem um senso crítico apurado, tem sempre bons argumentos e fácil comunicação. Quanto a mim, gosto da leitura, mas de assuntos que dizem a respeito ao meu trabalho ou coisas que curto. A leitura de revista especializada em agricultura e agronegócios, é a que mais pratico, leio também manchetes de jornais e procuro também com um rápido passar de olhos, interpretar o texto. Me desistimula textos longos

Depoimento de leitura e escrita-Eleandro

A leitura é fator determinante na vida de qualquer ser humano que queira ser um vencedor na vida e também um ser informado.



Na minha vida toda eu li alguns livros do começo até o fim, não posso dizer que li o suficiente, para ser uma pessoa bem informada em todos os aspectos, mas li sobre vários assuntos, na infância, eu não li histórias em quadrinhos, mas sim os livros que as professoras orientavam para leitura. Me lembro de um livro que li no colegial - O Estudante, gostei muito, falava do problema das drogas na vida de um adolescente.

Hoje em dia, no meu trabalho, faço muita leitura de partes de livros, reportagem de revistas, textos para reflexão, textos de pensadores ligados a educação, para serem trabalhados com os professores em HTPC. Para minha leitura específica, eu gosto muito de textos sobre agricultura e assuntos ligados ao meio ambiente, tudo da atualidade.



Eleandro Maraia, coordenador pedagógico.

Conclusão dos fóruns-Eleandro e Iglecias

Concluimos que o estudo promete, as discussões e relatos, são por enquanto tímidas, mas entendemos que na medida que se desenvolve o curso, haverá uma descontração e surgirão novas experiências

Forum de discussão: A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?

Reconhecemos que é de grande importância que se faça a leitura em todas as disciplinas, não ficando restrito a disciplina de língua portuguesa. A leitura deve favorecer a interdisciplinariedade, pois todas as áreas devem ser interpretadas, como por exemplo na matemática se faz a leitura dos símbolos e fórmulas, em educação física a leitura corporal, sem a qual fica impossibilitado a interpretação das mesmas.

Eleandro e Joaquim - 12/09/07

Relato de experiências-Eleandro e Iglecias

As experiências da 1ª aula no inicio foi um pouco frustante, mas os colegas foram se encontrando e no final da aula já estavam mais adaptados com a tecnologia. Alguns colegas teve um pouco de dificuldades em criar o blog, pois a maioria, ou todos, nunca tinham feito esse tipo de atividade com blog e todos verificaram como é importante aprender sempre.

Expectativas do curso - Joaquim

Expect ativas sobre o curso de atualização desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento nos blogs.
-interação ent re os participantes do curso, bem como, a aplicação com os alunos nas escolas.
-criar um espaço par a discussão dos cont eúdos trabalhados , enfatizando as finalidades, evitando a desfiguração do trabalho.
-criando sempre novas expectativas
Joaquim 12/09/2007

Expectativas do Curso-Eleandro Maraia

O curso de atualização desenvolvendo as capacidades de leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento, logo após a fala da ATP Tamar e Supervisora Cid, causou espanto nos cursistas, pois se trata de um curso que, utiliza a todo momento a tecnologia para ampliarmos nossos conhecimentos em leitura e escrita, mas isso possibilitará que os professores se tornem capazes de utlizar vários meios para melhorar seu trabalho em sala de aula e para sua própria carreira profissional.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Olá, sou Joaquim Carlos Iglécias, professor de Química na EE.Dr. Euphly Jalles, há dez anos trabalho nesta escola como professor , porocasião de férrias e licença do diretor e vice diretor, atuei como vice diretor, recentemente substit ui direção de escola em Três Fronteiras na escola "Miguel Renda".
Na minha vida profissional , já trabalhei como químico na industria de amortecedores Nakata, em Diadema, durante oito anos, concomitantemente atuava como professor em escolas de Diadema e São Berenardo do Campo. Sou efetivo em escola pública desde 1984.
Meu passatempo preferido é meu sítio.

Criação de perfil

Eleandro Maraia, 31 anos, casado, um filho de três anos, professor de ciências e biologia, formado na FAFICLE-Jales, no ano de 1997, lecionei nas D.Es de Americana, Limeira e Jales, fui coordenador pedagógico na D.E. de Limeira, atualmente sou coordenador pedagógico na E.E. Domingos Donato Rivelli, na cidade de Santana da Ponte Pensa, D.E. de Jales e também estou estudando Pedagogia, para ampliar meus estudos e também evoluir profissionalmente.
Adoro pescar, acompanhado de uma cerveja gelada.
Sou um pouco fechado, mas sou gente boa e adoro um bom bate papo.
Sempre busco superar minhas deficiências, procurando aprender e corrigir junto com os meus colegas de trabalho.
Quando quero alguma coisa procuro me esforçar ao máximo para atingir o objetivo.