quarta-feira, 31 de outubro de 2007

VOZES DO DISCURSO - ELEANDRO E JOAQUIM

O autor utilizou como recurso de linguagem o documento fonte que é o relato popular muito parecido com os contos, ele seduziu o leitor para que o mesmo se interesse pelo texto.
O texto mostra a voz popular do povo(operário), a voz das pessoas da alta sociedade(os patrões), a voz da mulher como patroa e no final do texto, o autor diz sobre a voz do leitor moderno.

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO - ELEANDRO E JOAQUIM

É importante saber quem é o autor - R. Darnton e data de publicação, mais ou menos em 1965, pois oferece credibilade para os leitores e a época do acontecimento foi 1730, mas que a tradução para o português por Sônia Coutinho, aconteceu em 1986. Quando se trata de uma história cultural, propicia aos leitores um confrontamento da realidade de onde se produz a história relatada no texto. Deve também ficar explícito a esfera de circulação, que nesse caso é acadêmico e escolar e o campo de conhecimento, nesse caso uma história cultural e literária e com que trabalha o autor, principalmente quando o professor está trabalhando em sua disciplina um texto interdisciplinar para desenvolver habilidades diversas tanto no seu conteúdo, como também habilidades para outros coteúdos que podem ser exploradas pelos outros professores.

LEITURA E CHECAGEM DAS HIPÓTESES - ELEANDRO E JOAQUIM

Nossa antecipação não foi correta. Na verdade os gatos foram massacrados pelos operários de uma gráfica, situada na rua Saint-Séverin. Os estágiarios que ali trabalhavam se achavam injustiçados pelo tratamento dado aos gatos e a forma que eles eram tratados, resolveram então a noite imitar os gatos em seus barulhos infernal, próximo a residência dos patrões, provocando principalmente a ira da patroa que ordenou o massacre.

Os trabalhadores eram revoltados pelo tratamento que era dado aos gatos e não a eles, que eram tratados como indigentes.

PREDIÇÃO DO TEXTO: "OS TRABALHADORES SE REVOLTAM- O GRANDE MASSACRE DE GATOS NA RUA SAINT-SÉVERIN"- ELEANDRO E JOAQUIM

A procriação indiscriminada de gatos no interior da França, levou o governo municipal, através da secretaria da vigilância sanitária, abaixar portaria de que se fizesse um controle desse animal, a portaria foi mal interpretada e o que ocorreu foi um verdadeiro massacre aos gatos. Em pouco tempo, aves e animais controlados pela ação dos gatos, invadiram a cidade, provocando doenças, o que provocou a revolta de trabalhadores que habitavam a rua saint-séverin.
O fato ocorreu na França, como já foi relatado.
Essa hipótese, foi levantada pela evidência do aparecimento de ratos onde não há gatos.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Livro Escolhido - eleandro e joaquim

Química -de olho no mundo do trabalho - Autores - Geraldo Camargo de Carvalho - Celso Lopes de Souza
Séries - Ensino Médio
Editora - Scipione

Verbete de dicionário para o termo tempo - eleandro e joaquim

Tempo - sm. Medida de duração dos seres.
Uma época,um lápso de tempo futuro ou pasado.
A época atual
A idade, a antiguidade,um lápso de ano
- Mús.Cada uma das divisões do compasso

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

MUDANÇAS NAS INFERÊNCIAS NO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN - ELEANDRO E JOAQUIM

O texto trata da expedição de Cristovão Colombo por ocasião da descoberta das Americas Central e do Norte. As três irmãs que se refere no texto, são as três embarcações utilizadas na expedição de Colombo, Santa Maria, Pinta e Nina. As imensidões tranquilas, picos e vales turbulentos, trata-se do oceano por onde a expedição navegava, com sua calmaria e por tempestades enfrentadas.
As gemas, seria um certo custeio por parte do governo, um financiamento para expedição visando a expansão territorial com novas descobertas de continentes.
As criaturas aladas são as aves que já habitava a terra descoberta.
O herói era Cristovão Colombo.

DEFINIÇÃO DE SENSO COMUM - ELEANDRO E JOAQUIM

SENSO COMUM VEM DE CONCEITOS NÃO SISTEMATIZADOS, E SE TORNA ACEITO POR UM CERTO GRAU DE VERACIDADE. SURGE DA SABEDORIA POPULAR, QUE ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES E DAS IMAGINAÇÕES É CONSTRUÍDO ATRAVÉS DOS TEMPOS. ENFIM SÃO MEIAS VERDADES, ACEITA PELA SOCIEDADE, MAS SEM NEHUMA COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA.
O AUTOR COMENTA ALGUMAS COISAS DO MUNDO PRÁTICO E DEIXA EXPLÍCITO QUE SENSO COMUM E INTUIÇÃO NÃO SÃO GUIAS CONFÍAVEIS.

Esquema em JPEG - Eleandro e Joaquim







quarta-feira, 17 de outubro de 2007

TEXTO DE LOOLING E LANDMAN - ELEANDRO E JOAQUIM

"Os olhos enganam", disse ele, "um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente essse planeta inexplorado".

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN - ELEANDRO E JOAQUIM

O texto trata da descoberta de um ambiente desconhecido, e as três irmãs citadas, são tripulantes ou integrantes de uma expedição. Os picos, os vales turbulentos, fazem parte desse ambiente desconhecido e o termo gema se refere a recursos financeiros ou combustível e as criaturas aladas

MURAL DA CIÊNCIA II - ELEANDRO E JOAQUIM

Paul Davies

conceitos: - mais do que mera catalogação de fatos
- mais do que descoberta
- envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais
- consiste em saber por que razão as coisas funcionam
- aplicação de uma compreensão teórica profunda que já existia

Eugênio Garin

conceitos: - uma das principais atividades humanas
- contemplação da natureza
- definições do dicionário Aurélio
- definições de Newton Freire-Maia
- o pensamento de Leonardo Da Vinci

Carl Sagan

conceitos: - modo de pensar
- compreensão de como o mundo funciona, procurando as regularidades

características atribuídas a ciência, segundo os autores :
- experimentação
- desafiar
- fundamentação
- pesquisa
- investigação
- levantamento de hipotese
- instigação

Generalizações parciais, seleção e síntese - Eleandro e Joaquim

Sequência correta dos números
(1)-B
(2)-H
(3)-J
(4)-N
(5)-O
(6)-I
(7)-E
(8)-K
(9)-F
(10)-B
(11)-C
(12)-L
(13)-M
(14)-D
(15)- G

AVALIAÇÃO DO 1º MÊS DO CURSO – DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO COMHECIMENTO – MÓDULO I - Joaquim

As atividades propostas foram todas desenvolvidas. A interação entre os grupos também ocorreu de modo satisfatório, o fator importante para essa interação, foi a Internet, que permite a troca de informação de maneira rápida e precisa entres os parceiros do curso.

O compartilhamento das ações realizadas, pelos diversos grupos, e também a pesquisa de diversos autores, pela Internet, nos ajudaram muito nas realizações de nossas tarefas, no nosso aprendizado e nos estimula cada vez mais.

Inicialmente encontramos dificuldades, desde a criação, produção de textos e interação no blog, mas através das atividades desenvolvidas, aulas e tarefas, foram melhorando e interagindo com a nova linguagem, e até nos tornando mais criativos.

Sem dúvidas, estamos melhorando o nosso conhecimento e até refazendo antigos conceitos sobre gêneros discursivos, estamos nos empenhando para melhor compreende-los. Entendemos que os significados das palavras, a construção do conhecimento, a formação do indivíduo passa pela leitura e escrita.

Concluímos que a exploração dos conceitos de esfera de atividade e de gêneros do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita:
- 1° compreendendo os objetivos que propõe o texto.
- 2° compreendendo os diversos gêneros e seus elementos (estilo, conteúdo temático e construção composicional).
Quanto melhor for a compreensão, melhor a interação entre o texto e o contexto.
Estão sendo oferecidas aos alunos de nossas escolas, a leitura dirigida em sala de aula e extra classe, estamos também estimulando ao desenvolvimento de seminários, resumos de textos, teatro, relatórios oral e escritos de experiências vivenciadas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Definição do fazer ciêntifico - Eleandro e Joaquim

É a forma de indagar o mundo e seus fenômenos, com uma atitude crítica, que vai desde a forma de objetos até suas finalidades.
"A ciência é baseada na experimentação, na disposição de desafiar velhos dogmas."
"A ciência consiste em pensar sobre as coisas: forma das nuvens, formação de gota de orvalho em uma folha, a origem de um nome, a razão dos costumes sociais humanos, porque a lua e os planetas são esféricos."
"Quanto pode o cerébro saber?"

Mural da Ciência-Area do conhecimento- CNMT - Eleandro e Joaquim

A ciência nasce a partir da observação de um fato, é efetuado um levantamento de hipóteses, feita algumas constatações e a conceituação desse fato novo.
Características da ciência:
Fenômenos, mudanças de estados fisicos, levantamento de hipóteses, medições, conceituações, transformações, observações, comparações.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Pesquisa sobre gêneros discursivos - Eleandro e Joaquim

Boletim de Avaliação dos alunos
Informações fornecida pela brasileira Maria Yokoya que é psicóloga especializada em orientação vocacional e profissional, e atua como orientadora de alunos brasileiros em escolas públicas japonesas:No final de cada período escolar, em julho, dezembro e março, no último dia de aula, as crianças trazem o tsuchihyo (boletim de avaliação).No primário não tem nota, os professores fazem uma avaliação e colocam símbolos, excelente, regular e precisa se esforçar mais, respectivamente. O boletim é dividido por disciplinas e há uma lista de tópicos a serem avaliados. Há comentários sobre as atividades extra-curriculares cumpridas durante o decorrer do período escolar.No verso, há um quadro com a freqüência escolar, os dias de aulas, os dias de presença, os dias ausentes, anotações mostrando se o aluno saiu mais cedo ou chegou mais tarde.Há um espaço para os pais carimbarem, como se estivessem cientes do rendimento escolar do filho. Este boletim é devolvido no início do próximo período. Este boletim deve ser guardado.A avaliação feita pelos professores japoneses são em relação a capacidade, potencialidade, comportamento, rendimento: avaliação qualitativa. O fato de ser avaliado com símbolos, não significa ser um fracassado, mas sim que precisa melhorar neste item, tentar aceitar o fato como realidade e fazer o máximo para corrigir e melhor. Isto é processo educativo. Isto é amadurecimento.Acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, é o mínimo que podemos fazer. Ler o boletim junto com o filho é uma maneira de reconhecer o esforço diário na escola.

Charge Jornalística por Jeanete D’alva

A charge, como produto ideológico que é, apresenta a dupla face do signo. Através da materialidade significante – grafismo, texto verbal, traço humorístico – virá à tona essa duplicidade: ao refletir a realidade, a charge compactua com o sistema, assumindo a força do discurso competente – o discurso cuja linguagem é institucionalmente permitida ou autorizada; ao refratar a realidade, ela deixa escapar as fissuras da dominação. É na deformação do referente original que existe o desvio revelador do aspecto ideológico. É nesse desvio que o signo, ao refletir, quebra a direção e transforma, transfigura, refrata a realidade.
Em 23 de maio de 2001, Chico produz uma charge intitulada E na hora da verdade..
Nela, estão Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda, de terno e de gravata, caminhando em cima de um trampolim. Arruda pergunta a ACM: Posso falar em seu nome?
Observando a charge em uma perspectiva sintática, inexiste, em termos verbais, um desfecho: há uma pergunta cuja resposta não sabemos. A questão não-verbal também deve ser levada em consideração, já que, em termos imagéticos, desconhecemos o local para onde cairão ao descerem ou saltarem do trampolim.
Sobre o trabalho de Caruso, no que tange às imagens, faltam informações que contribuirão para uma leitura plena da mensagem. Como estamos em nível de imagem, logo, em perspectiva não-verbal, notamos que a sintaxe imagética não está estabelecida, pois a construção de sentidos não se definiu ainda dentro de um padrão lógico baseado na coerência de idéias.Chico Caruso, em 25 de maio, prossegue o trabalho do dia 23. Na seqüência, Arruda já está dentro d´água, em pleno mar, chama ACM, que está na beira do trampolim – “Vem! A água tá boa!”.
Em outra, a seqüência apresentada, o desfecho da narrativa ou a definição sintática por meio das imagens está proposta na charge de Chico de 1 de junho, quando retrata ACM, já dentro d'água, nadando em direção a Arruda, como se estivesse com intenção de pegá-lo. Arruda grita Ei! Eu não matei! Eu não roubei!

Relatos de Experiência Científica

Transdisciplinaridade. A formação de professores, um problema transdisciplinar. A resolução de problema de Formação.JUSTIFICATIVAA metodologia de resolução de problemas abertos tem sido estudada enquanto construção de prática de ensino aprendizagem no Ensino Médio. Também tem sido desenvolvidos trabalhos de pesquisa com relação às dificuldades que alunos e alunas apresentam em resolver problemas em Física e Matemática. Pesquisadores de diferentes centros de pesquisas, espalhados pelo mundo, e preocupados com a pratica pedagógica , têm se debruçado sobre esta temática, com a intenção de que haja uma aprendizagem significativa. Nossa proposta aqui apresentada será voltada para o curso de Formação Inicial (Licenciatura) dos professores de Física e Matemática do Ensino Médio, tomando como eixo norteador a resolução de problemas abertos, a qual vai além da simples tarefa de “fazer exercícios”, uma tendência ao cooperativismo (exercícios repetitivos) (Carvalho,.2004), passar uma metodologia baseada em princípios da ciência, pois requer uma construção científica, assim uma prática pedagógica trans-disciplinar, e que possa produzir no aluno e aluna capacidades de refletir, discutir, explicar, relatar, o que dará a seu trabalho as características de uma investigação científica (Carvalho, 2004). Formar sujeitos autônomos, livres e responsáveis, nas palavras de Pereira, sujeitos concebidos e construídos numa perspectiva da totalidade (Pereira , 2005). Saber “mais” física e ou matemática não é medido pelo número de problemas resolvidos, nem tornar a metodologia de resolução em um modelo fechado, mas como uma prática pedagógica trans-disciplinar, onde as diferentes disciplinas tomam partes na resolução.

A ESTRUTURA DO ROMANCE POLICIAL:uma introdução
Adriana Maria Almeida de Freitas

Vários autores tentaram sistematizar as regras do romance policial. François Fosca, em Histoire et technique du roman policier fez a seguinte síntese: parte-se de um caso aparentemente inexpl
icável; uma (ou mais) personagem é culpada injustamente , a partir de índices superficiais; o analista (detetive) observa, raciocina e derruba as teorias apressadas; a solução do caso é sempre coerente e imprevista; quanto mais extraordinário for o mistério, mais fácil será sua resolução.
Para o detetive não há, pois, obstáculo intransponível: ele é infalível e sua função é desvelar a trama arquitetada. No romance policial clássico, se o detetive porventura se enganar, isto é atribuído à baixa qualidade da história, pois não há mistério capaz de derrotar um verdadeiro detetive-analista.
Assim, o detetive aparece sempre como uma figura excêntrica, dotada de uma enorme superioridade intelectual, bastante cerebral, solteiro, cheio de manias e incapaz de amar.
Se a rotina de vida que ali levávamos viesse a ser conhecida do mundo, ter-nos-iam como doidos – ou, talvez, por simples malucos inofensivos... Nossa reclusão era completa. Não recebíamos visitas.
Em tais ocasiões, não podia deixar eu de notar e de admirar em Dupin certa habilidade analítica peculiar. Parecia, também, sentir acre prazer no exercitá-lo, senão mais exatamente em exibi-la, e não hesitava em confessar a satisfação que disso lhe provinha.
Dupin só mostrava amor e fascínio pela noite, pela leitura, escrita e passeio pelas ruas, o que contribuía para delinear seu perfil excêntrico.
O romance policial busca a mais completa verossimilhança. Trabalha prioritariamente com índices materiais, renegando os psicológicos; dissipa o imaginário, o poético, tentando deixar de lado as instabilidades do coração em prol do exercício racional.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

3ª VERSÃO - LER E ESCREVER DEVE SER UM COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS - Eleandro e Joaquim

Reconhecemos que é de grande importância que se faça a leitura em todas as disciplinas, não ficando restrito a disciplina de língua portuguesa. A leitura deve favorecer a interdisciplinaridade, pois todas as áreas devem ser interpretadas, como, por exemplo, na matemática se faz a leitura dos símbolos e fórmulas, em educação física a leitura corporal, sem a qual fica impossibilitada a interpretação das mesmas.
A leitura e a escrita são maneiras mais utilizadas para transmitir conhecimentos, portanto todas as áreas do conhecimento devem exercê-las, pois dentro da leitura e escrita você pode expressar de forma objetiva e subjetiva o conceito sobre algum fato.Através da escrita pode utilizar-se da intertextualidade que facilita a compreensão, mesmo por pessoas que tenham um conhecimento baixo sobre o assunto.
Na leitura e escrita, os professores devem deixar claro o objetivo das atividades, procurar desenvolver as capacidades de leitura e escrita, fornecer subsídios para melhor interpretação, organização em grupos, pesquisa sobre o tema e realizar seminário.

Capacidades de escrita sobre o texto "O milagre brasileiro" - Eleandro e Joaquim

Na Proposta A, foram fornecidos subsidios para a produção de textos(cópias), apenas chamando a atenção do aluno para a correção das regras gramaticais e dos erros ortográficos. Já na Proposta B, o professor pede ao aluno que procure saber com seus avós, pois viveram naquele tempo, fazendo com que o aluno procure incluir a família na atividade.
O professor também pede aos alunos que dividem-se em grupos, desenvolvendo com os mesmos o companherismo para fazer os trabalhos escolares, onde cada grupo desenvolverá um tema relacionado com texto proposto, que será apresentada na classe, através de seminário(o aluno protagonizando os fatos). Com isso todos alunos entenderão os conteúdos desenvolvido no texto.

Capacidade de leitura sobre o texto "O milagre brasileiro" - Eleandro e Joaquim

Proposta A
Na proposta A o professor consegue atingir as seguintes capacidades:
-localizar informação explícita no texto, quando o aluno verifica no texto a época do acontecimento;

Proposta B
Na proposta B, o professor consegue atingir as capacidades de leitura, pois se trata de uma proposta de leitura construtivista, fazendo o aluno desenvolver o protagonismo, através da leitura do texto.