terça-feira, 20 de novembro de 2007

Análise de uma proposta de leitura e escrita – Eleandro e Joaquim

CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski

Proposta de leitura e escrita – Aula de química

Tema: As substâncias na agricultura

Objetivo: Despertar no aluno o prazer e interesse pela leitura

Público alvo: 1ª série do Ensino Médio da E.E. “Dr. Euphly Jalles”

Período de realização: 1º e 2º bimestres de 2007.

Estratégias: Desenvolvimento de atividades na classe e extra-classe, seguindo, as seguintes etapas:

- Forma de desenvolvimento: Trabalho em grupo (05 grupos)

TEXTO: As substâncias na agricultura

As substâncias estão presentes em nosso cotidiano de maneira direta e indireta. Ao comer uma verdura ou um legume, você usa sal, vinagre, óleo, e não imagina a quantidade de outras substâncias que foram usadas pelo agricultor antes que esse alimento chegasse a você.

A origem da agricultura

O homem primitivo era somente um consumidor, um extrator, de alimentos vegetais e animais. Isso o obrigava a um estilo de vida nômade, pois ele necessitava estar sempre à procura de alimento.

O Oriente Médio talvez seja o berço das primeiras práticas agrícolas. Ao longo dos rios Tigre e Eufrates havia abundância de alimentos, possibilitando a permanência humana na região. O novo estilo de vida permitiu ao ser humano a aquisição de conhecimentos sobre a vida animal e vegetal, até que desse o passo fundamental – talvez ao acaso - de enterrar uma semente e esperar o resultado. Nascia assim o agricultor – o ser humano deixava de ser apenas consumidor e passava a participar da 2produção do alimento.

As necessidades das plantas


No início da vida vegetal, a própria semente fornece os nutrientes necessários à germinação. Com o crescimento, a planta começa a fabricar esses nutrientes da matéria-prima presente no ambiente. A planta retira o carbono do gás carbônico (CO2), o hidrogênio da água (H2O) e o oxigênio da água, do gás carbônico (CO2) e do ar (O2), e assim começa a fabricar a glicose (C6H12O6) por meio da transformação química denominada fotossíntese.

Da glicose surgirão outros constituintes, como o amido e a celulose. Os demais elementos necessários ao desenvolvimento da planta são retirados do solo. Havendo carência de alguns desses elementos no solo, o agricultor lança mão dos fertilizantes naturais (esterco e restos de vegetais em decomposição) e industrializados.

Carbono (C)

Fósforo (P)

Ferro (Fe)

Hidrogênio (H)

Enxofre (S)

Manganês (Mn)

Oxigênio (O)

Cálcio (Ca)

Cobre (Cu)

Nitrogênio (N)

Magnésio (Mg)

Zinco (Zn)

Alguns elementos essenciais às plantas

Enormes quantidades de grande variedade de fertilizantes são usadas na produção agrícola, sendo os mais comuns indicados por NPK (nitrogênio, fósforo, potássio), seguido de números que mostram o porcentual, em massa, de cada elemento:

NPK 20-10-5

20% de nitrogênio

10% de fósforo

5% de potássio

65% de material inerte (material granuloso de ligação, sem atividade química).

O plantio ininterrupto e as sucessivas colheitas exigem o uso progressivo de fertilizantes, pois o solo vai se esgotando. Como conseqüência, a acidez do solo é alterada e precisa de correção, feita com a adição de produtos como o calcário, a cal, o gesso ou os sulfatos de ferro II e alumínio.

I – ANTES DE LEITURA

- Fizemos uma discussão sobre o assunto agricultura, abordando vários aspectos desde a agricultura convencional até a mecanizada hoje existente.

- Foi respondido pelos alunos o que esperavam do texto.

II – DURANTE A LEITURA

- Durante a leitura combinamos que a cada item dava-se uma pausa, e sem palavras, imaginávamos o que era de nosso contexto e o que era novidade.

III – APÓS A LEITURA

- Após a leitura, 1º analisamos o texto: Concluímos que se tratava de gênero cientifico e esfera da Química e da Agronomia.

- 2º: relacionamos os termos desconhecidos pelo aluno e usando, dicionário de química e enciclopédias, demos significados a eles.

- A cada grupo foi estipulado um assunto para pesquisar.

1- Tipos de elementos sintetizados por algumas plantas. Todas necessitam dos mesmos elementos?

2- O que é acidez do solo? Como ela se desenvolve? Como corrigi-la?

3- Como repor os elementos essenciais às plantas?

4- O que levou o agricultor a inovar as plantações e colheitas?

5- Criar um modelo de recuperação do solo sem agressão ao meio ambiente.

- Os temas foram apresentados pelos grupos, mas considerados no momento inesgotável. Foram acolhidas novas sugestões para prosseguir o trabalho.

Conclusão: A leitura do texto e o desenvolvimento das capacidades, bem como, as hipóteses levantadas, a checagem do texto, o vocabulário, as propostas de conhecimento através da pesquisa enriquece o conhecimento e estimula novas leituras.

Bibliografia:

SARDELLA A. ; FALCONE M. Química Série Brasil. São Paulo: Ática, 2004

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