quinta-feira, 22 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO FINAL DO CURSO - ELEANDRO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO: MARLENE MEDAGLIA CAVALHEIRO JACOMASSI
SUPERVISORA DE ENSINO: MARIA APARECIDA SANCHES CARDOSO NEVES
ATP DE LÍNGUA PORTUGUESA: TAMAR NALINE SHUMISKI

O MILAGRE BRASILEIRO

Este texto de Boris Fausto é uma obra importante, pois nos faz refletir sobre o período conhecido como “milagre”, onde o governo divulgava extraordinário crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação, ocorrido durante a ditadura militar, especialmente entre (1969 a 1973).
É um texto histórico, oferecendo ao leitor informações sobre o estudo de nossa história econômica e social, refletindo assim, a ideologia da classe dominante brasileira com sua visão própria da história do país, com sua concepção de democracia.
Um dos maiores fluxos migratórios de nossa história ocorreu durante o período do “Milagre Brasileiro”, trabalhadores rurais, que trabalhavam em um regime arcaico, foram praticamente expulsos das propriedades rurais e então parte dessa população migratória passou a trabalhar na indústria.
Devido ao crescimento industrial o meio ambiente sofreu grandes danos com a poluição industrial e também dos automóveis, pois a indústria automobilística cresceu e teve investimentos como da General Motrs, Ford e da Chrysler.
O governo incentivou as exportações de produtos industriais, com isso o Brasil amplia-se no comércio externo.

“SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO”

Neste texto o autor explora o melhor da literatura fantástica, utilizando recursos ricos, prendendo a atenção do leitor por todo o romance que é cheio de aventura, mistério, perigo e paixões, onde o mesmo se torna o centro da cena.
Ítalo Calvino, possibilita uma identificação do leitor “que lê” com o leitor “lido”, fazendo com que o leitor vá em busca da satisfação do prazer pela leitura, no qual este vive situações cômicas e conhece uma misteriosa leitora, por quem fica apaixonado.
Em, “Se um viajante numa noite de inverno”, o autor tenta alertar que mesmo não encontrando algo prazeroso no que estamos lendo, sempre vale a pena praticar a leitura, pois ler é algo prazeroso e quanto mais você ler livros que te interessam, maior será o seu prazer na leitura e mais livros lerá, pois a leitura promove experiências, situações novas e manipulações que conduzam à formação de uma geração de leitores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagem ampliando e aprofundando os conceitos que possibilitam a intermediação com a realidade.

"PODEMOS CONHECER O UNIVERSO? REFLEXAO SOBRE UM GRAO DE SAL"

O texto é científico e informativo, onde o autor nos leva a refletir sobre o que é a ciência, até que ponto podemos compreender o Universo que é tão vasto, se nem ao menos conhecemos o mistério de um grão de sal?
O conhecimento científico, embora não utilizado pelo homem comum, é o que melhor permite intervir na natureza, compreendendo-a e dominando-a.
O autor faz vários questionamentos referentes ao Universo, mas as vezes não conseguimos se que entender um simples fato que acontece no nosso dia-a-dia, mesmo assim procuramos muitas vezes entender o Universo, refletir sobre nossa existência, nossa vida.
Ler o mundo pode significar apropriar-se das diversas formas de pensar que ecoam neste planeta e das diversas formas de explicar os fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano, assim como estabelecer relações entre diferentes saberes que fazem parte da nossa cultura.

3 comentários:

Tamara disse...

Ok, meninos, os relatos de vocês estão bons, porém no primeiro sentimos falta do comentário crítico pessoal. Abs, Cid e Tamar.

Tamara disse...

Professores, parabéns pelo desenvolvimento das atividades e a participação e o envolvimento no curso. O resultado foi satisfatório e aguardamos vocês no próximo semestre. Abs, Cid e Tamar.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Livros e Revistas, I hope you enjoy. The address is http://livros-e-revistas.blogspot.com. A hug.