terça-feira, 20 de novembro de 2007

RELATÓRIO CIENTÍFICO - Joaquim e Eleandro


SÍNTESE

O princípio utilizado para amassar ou dobrar a garrafa ou plástico, é a criação de vácuo no seu interior pelo fato da saída de ar, e a impossibilidade de seu retorno, pelo fechamento da garrafa, com seu interior ainda quente. Como a pressão interior fica menor que a pressão exterior, pressão atmosférica, a garrafa de plástico maleável e amassada.



INTRODUÇÃO

Pelo trabalho realizado, mostra a praticidade em diminuir o volume para se guardar ou para descartar as garrafas Pet, que utilizamos no nosso dia a dia. O calor provocado pela água quente expulsa parte do ar que ao resfriar a garrafa tampada alam de amolecer, cria vácuo o plástico facilitando o amassamento ou dobramento.


PROCEDIMENTOS

O trabalho foi realizado utilizando os seguintes materiais:
1. Garrafa de plástico com tampa de rosca 2. Funil 3. Um pouco de água quente (peça para um adulto ajudar) 4. Recipiente com água fria


A garrafa foi limpa e retirado seu invólucro de papel ou plástico. Nela foram colocados 100ml de água à 80ºC, deixando-se o sistema em repouso por 30 segundos. Entornou-se a garrafa derramando o líquido, e fechando-a imediatamente. Conforme ocorria o resfriamento, ela espontaneamente foi amassando.


RESULTADO

Observamos que a garrafa diminuiu sua capacidade de volume em 30%, podendo chegar a 50% pelo seu dobramento antes de fecha-la.


CONCLUSÃO

Com o aquecimento a pressão do sistema aumenta pela maior movimentação da massa de ar que sai da garrafa aberta e se mistura no ar exterior. O fechamento dela se dá quando ainda o ar quente está saindo. Ao retornar o sistema à temperatura ambiente a movimentação da massa gasosa diminui, reduzindo também a pressão interna. O amassamento se dá pela facilidade em compressão do volume de ar interno.


BIBLIOGRAFIA
http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeexperiencias.htm

Nenhum comentário: