TAREFA: LETRAMENTO E CAPACIDADE DE LEITURA PARA A CIDADANIA(ROXANE ROJO)
Ao considerar as práticas de letramento e de leitura escolar, o texto chama atenção para como elas “deveriam ser diversificadas e alargadas, de maneira a preparar nossos jovens para uma leitura cidadã, inclusive na escola”. A autora versa sobre teorias de leitura e letramento e sobre as capacidades de leitura envolvidas nas práticas letradas.
Esse texto da Roxane Rojo, trata do letramento e capacidade de leitura para cidadania e também nas diversas áreas de conhecimento, ou seja, nas diversas disciplinas que o aluno tem na escola. O texto tem tudo o que estamos estudando neste curso, tudo bem explicado pela autora.
O trecho que mais nos chamou atenção e que mostra bem o que estamos estudando no curso é quando ela escreve sobre as capacidades de compreensão, onde está explicando sobre:
- Ativação de conhecimento de mundo;
- antecipação ou predição de conteúdos;
- Checagem de hipóteses;
- Localização e/ou cópia de informações;
- Comparação de informações;
- Generalizações;
- Produção de inferências locais;
Capacidades de apreciação e réplica do leitor:
- Recuperação do contexto de produção;
- Definição de finalidades e metas da atividade de leitura;
- Percepção de relações de intertextualidade
- Percepção de relações de interdiscursividade;
- Percepção de relações de linguagens;
- Elaboração de apreciações estéticas ou afetivas;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário