segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ANÁLISE DO TEXTO "PODEMOS CONHECER O UNIVERSO? REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL"

CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski

O texto “Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal”, foi produzido em 1979 pelo cientista americano, mestre em Física e doutor em Astrofísica e Astronomia Carl Edward Sagan (09/11/34 a 20/12/96).
Trata-se de um texto de esfera publicitária acadêmica, de gênero científico e estrutura expositiva. O autor define a ciência como um modo de pensar, seus objetivos e metas, faz crítica e dá exemplos de possíveis questões para investigação científica. Alerta sobre a prática de explicações sem fundamentos, propostos por pessoas leigas, baseadas na imaginação, formação cultural e costumes.
Quanto ao pensar científico, da explicações de como ocorre, seus critérios, teses, antíteses e sínteses, como também a observação do prazer em compreender esse assunto. Lança ao leitor um desafio: Podemos conhecer o Universo?, faz uma descrição sobre um grão de sal para explicar outros fenômenos ocorridos no universo. Levanta uma tese afirmando ser o Universo incognoscível. Faz em seguida a antítese sobre ele e explica quanto a falta de regularidade das leis naturais que determinam seu comportamento e defende a difícil compreensão.
Para compreender tal Universo, necessitaríamos de um cérebro tão volumoso quanto o próprio Universo.
Afirma haver parte do Universo cognoscível e define senso comum como sendo tudo aquilo que está associado à prática.
Considero o texto de grande importância como reflexão e nos instiga a conhecer um pouco mais sobre o universo.

Um comentário:

Tamara disse...

Olá, professor, a análise desenvolvida por você em seu relato foi bastante objetiva e apresentou sinais de pesquisa. Abs, Cid e Tamar.