segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ANÁLISE DO TEXTO "SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO" DE ITALO CALVINO

CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP da Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski


Trata-se de um texto tipo ficção de estrutura narrativa, linguagem de combinação verbal e visual, é do gênero romance da esfera literária. Foi escrita em 1982 por Ítalo Calvino e traduzido para o Brasil em 1999, por Nilson Moulin – São Paulo – Companhia das Letras.
Em sua narrativa o autor coloca o leitor no centro de cena, tornando-o protagonista e é levado a uma preparação para a leitura, recomendando um relaxamento, concentração e isolamento, bem como algumas posições físicas do leitor, tais como: ler de pé ou até sobre um cavalo. Recomenda uma boa luminosidade para uma boa leitura, como também a permanência exata de uma posição física para o ato da leitura.
Faz em seu texto pré-julgamento quanto a falta de expectativa do leitor ao ler um romance.
Sobre o texto, considero haver recomendações em exagero, embora algumas sejam de fundamental importância para uma boa leitura, tais como, o relaxamento, concentração e boa luminosidade, mas não considero imprescindíveis, pois o ato de ler deve estar incorporado ao dia a dia das pessoas, é uma questão de hábito.
O ato de ler, com ritual ou sem ritual, deve ir além do entretenimento, deve também melhorar ou desenvolver capacidades que enriquece o conhecimento.

Nenhum comentário: